Olá.

Bem-vindos ao nosso blog, estamos cheios de novidades frescas para lhe apresentar. 

Saiba quais os 6 alimentos que o vão ajudar a melhorar a sua visão no Outono

Saiba quais os 6 alimentos que o vão ajudar a melhorar a sua visão no Outono

A boa alimentação, além de vital para a nossa saúde geral é também muito importante para a nossa saúde ocular. Estudos efetuados em Portugal estimam que cerca de metade da população sofre alterações na visão.

E, nos países desenvolvidos os problemas de visão associam-se às doenças degenerativas crónicas. Nas quais as escolhas de estilo de vida e alimentação têm um papel importante na redução do risco e no retardar da sua progressão, através de práticas que nos permitem conservar uma boa visão durante mais tempo.

Como?

Através da ingestão de alimentos que contenham os nutrientes considerados bons para a saúde ocular. Nutrientes como as vitaminas antioxidantes (A, C e E), luteína e zeaxantina (também conhecidos como carotenoides), ómega-3 e minerais como o cobre e o zinco que são essenciais para a manutenção da saúde dos olhos e prevenção de doenças como o olho seco, glaucoma e degeneração macular.

Em que alimentos os posso encontrar?

  1. Cenoura

Rica em vitamina A e betacaroteno, à semelhança de outros alimentos alaranjados como o mamão e a abóbora, funcionam como antioxidantes protegendo a retina dos olhos.

Comprovando assim a veracidade do ditado popular de que “as cenouras fazem bem aos olhos”.

  1. Peixes gordos e óleo de linhaça

O óleo de linhaça e os peixes gordos (como o salmão, sardinha, cavala, truta e atum) são ricos em ómega-3. Esta gordura, além de ter um papel importante na nossa saúde cardiovascular, ajuda também na prevenção do olho seco, causador de vermelhidão e irritação nos olhos.

  1. Ovos

As gemas dos ovos são ricas em luteína, zeaxantina e zinco, nutrientes com um importante papel antioxidante atuando na prevenção e degeneração macular (doença que pode levar à cegueira).

No entanto, é importante ressalvar que a gema dos ovos é rica em colesterol devendo-se por isso limitar o seu consumo, podendo as quantidades ser ajustadas de acordo com a orientação do médico ou nutricionista.

  1. Vegetais de folhas verdes

Vegetais de folhas verdes como couves, brócolos e espinafres são também ricos em luteína e zeaxantina contribuindo bastante para a redução do risco de degeneração macular e catarata, além da melhoria na perceção de brilho e facilitarem a visão à distância.

São também ricos em ácido fólico, mineral que estimula a produção de sangue prevenindo anemias e aumentando a quantidade do oxigênio recebido pelas células.

  1. Frutas cítricas

Estas frutas são ricas em vitamina C que é um poderoso antioxidante atuando na prevenção de doenças oculares e impedindo a progressão de doenças já instaladas como o glaucoma.

  1. Alho e cebola

São capazes de contribuir de forma indireta para a boa saúde ocular pois o alho e a cebola melhoram a circulação sanguínea e ajudam a controlar os níveis de colesterol, aumentando a quantidade de sangue que irriga os olhos e prevenindo a tensão alta e diabetes, que são os principais responsáveis pelo aparecimento de glaucoma e catarata.

 

Contactos para marcação de consultas:

912 402 505

nutricionistaritanogueira@gmail.com

www.facebook.com/ritanogueiranutricionista

www.instagram.com/ritanogueiranutricionista

 

Consultas disponíveis nas seguintes lojas:

Aveiro
Rua de Coimbra, n.º 1 3810-086 Aveiro
Tel. 234 426 240
 
Estarreja
Av. Visconde Salreu, 145 Beduído
Tel. 234 028 019
 
Porto - Aliados 
Aliados Av. dos Aliados, nº58
4000-064 Porto  Tel. 222 073 300
 
Porto - Bom Sucesso
Rua Gonçalo Sampaio, nº350 -  Shopping Cidade do Porto, Loja 226/228 piso nº1 4150-365 Porto Tel. 226 095 760
O que há de novo nas tendências eyewear na estação fria?

O que há de novo nas tendências eyewear na estação fria?

 Como escolher os óculos para o seu filho no regresso às aulas?

Como escolher os óculos para o seu filho no regresso às aulas?