Olá.

Bem-vindos ao nosso blog, estamos cheios de novidades frescas para lhe apresentar. 

Regresso ao trabalho: conheça as 10 dicas que os seus olhos não prescindirão!

Regresso ao trabalho: conheça as 10 dicas que os seus olhos não prescindirão!

Setembro é sinónimo de regresso ao posto de trabalho. Nesse sentido, é crucial começar, desde já, a cuidar da sua saúde ocular para evitar constrangimentos similares aos de anos anteriores cujas causas, provavelmente, desconhece!

Tome nota:

1.      Faça um exame oftalmológico anual

Mesmo quando pensamos que a nossa visão é perfeita podemos ter algum problema visual que pode não apresentar sintomas como, por exemplo, o glaucoma, a retinopatia diabética ou a degeneração macular. Assim sendo, a realização de um exame oftalmológico pode detetar problemas em estados iniciais o que facilita o seu tratamento.

 

2.      Conheça o histórico de saúde ocular da sua família

Pode nunca ter pensado neste aspeto, mas muitas das doenças oculares são hereditárias. Como tal, se souber da existência de familiares com problemas visuais deverá estar alerta para os possíveis riscos de vir a desenvolver alguma patologia.

 

3.      Conheça os alimentos que protegem a sua visão

Existem alimentos que, pelas suas propriedades nutricionais, possuem características que favorecem a saúde dos seus olhos.  Alimentos hortícolas (couve, brócolos, espinafres) e frutos secos têm especial importância nesta rentrée profissional.

 

4.      Tenha cuidado com o excesso e peso

O excesso de peso e a obesidade aumenta o risco de aparecimento de diabetes e a outras patologias que podem levar à perda de visão.

 

5.      Evite fumar

Para além de todos os malefícios que estão diretamente ligados ao consumo de tabaco, estudos ligam o fumo do cigarro a um aumento do risco de desenvolver degeneração macular, cataratas e danos no nervo ótico, que podem originar a cegueira.

 

6.      Use óculos de sol com boa proteção

Para além da componente estética que estes têm, os óculos de sol desempenham um importante papel de proteção dos raios ultravioleta. Valorize as lentes dos seus óculos e dê preferência às que são capazes de bloquear de 99 a 100% dos raios UV-A e UV-B.

 

7.      Faça pausas para descansar os olhos

Atividades profissionais que exigem muito tempo no computador ou demasiada concentração reduzem a frequência do piscar dos olhos, provocando uma menor lubrificação e originando cansaço ocular. O simples desviar do olhar para um local distante a cada 20 minutos vai ajudar a reduzir a fadiga ocular, evitando dores de cabeça, irritabilidade, redução do campo visual, entre outros.

 

8.      Lembre-se de lubrificar os olhos

Tenha sempre consigo lágrimas artificiais (colírios), pois evitam irritações e melhoram a qualidade do foco visual.

 

9.      Lave as mãos e higienize as lentes de contato

Todos devemos saber lavar e higienizar as mãos corretamente e no momento em que vamos contactar com as lentes de contacto ainda é mais importante para evitar o risco de infeções que podem comprometer a córnea de forma irreversível. Do mesmo modo, devemos higienizar corretamente as lentes de contacto antes e depois da sua utilização.

 

10.  Respeite os tempos de utilização das lentes de contacto

Cada fabricante indica o tempo adequado de utilização das lentes, pelo que pode variar de um modelo para o outro. Ao prolongarmos a utilização das lentes podemos estar a reduzir a oxigenação da córnea o que pode trazer problemas à nossa saúde ocular.

 

Agora que domina todos os truques cuide dos seus olhos e bom trabalho!

Autumn Maple: Uma das cores deste Inverno

Autumn Maple: Uma das cores deste Inverno

OS 5 SUPERALIMENTOS PARA REFORÇAR A SAÚDE OCULAR EM SETEMBRO

OS 5 SUPERALIMENTOS PARA REFORÇAR A SAÚDE OCULAR EM SETEMBRO